PLANEJAR PARA NÃO TROPEÇAR

01-12-2010 10:25

A partir deste momento, eu:

planejarei cada dia da minha vida para vencer: eis o meu lema antes de começar qualquer tarefa ou empreendimento novo.

manterei um espírito inquebrantável de luta que me suportará nos momentos difíceis e me impedirá de desistir da luta, sobrepujando todas as dificuldades.

dominarei a minha tendência a ficar sentado e nada fazer, esperando que alguma coisa de interessante aconteça; ao contrário, sairei, farei relações com outras pessoas e encontrarei coisas úteis para fazer.

considerarei a vida uma batalha que precisa ser continuamente vencida e colocarei a minha vontade férrea e o meu bom senso nessa luta contra todas as forças destrutivas que se me opuserem.

jamais deixarei que o aborrecimento me domine, mesmo nos momentos mais difíceis que tiver que enfrentar, nem fingirei estar aborrecido com a vida para escapar de situações difíceis ou calamitosas.

estarei sempre aberto para reconhecer as oportunidades de servir os outros e empreender atividades que valham a pena e, ainda que seja portador de incapacidade física, não me aborrecerei ou ficarei de mal com o mundo.

estudarei as pessoas que se me opõem ou me aborrecem e procurarei descobrir como encontrar interesses mútuos que nos possam ser úteis.

farei todo o possível para melhorar a minha própria personalidade, de modo a não aborrecer os outros, como algumas pessoas costumam me aborrecer.

formarei o hábito de procurar alguma coisa útil para fazer todos os dias, como uma garantia contra o aborrecimento e o tédio, não me entregando jamais à indolência.

saberei mudar a maré da luta pela vida em meu favor; o segredo é nunca perder a confiança em mim mesmo.

jamais me valerei de álibis para esconder os meus fracassos, isto é, não usarei desculpas para justificar o fracasso ou encobrir uma falta de resolução ou firmeza.

mostrarei sempre firmeza nas decisões, ainda que venha a demorar um pouco mais em tomá-las, devido à complexidade na análise das condições de algum negócio ou empreendimento.

darei sempre importância ao ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Por isso, quando começar alguma coisa, não descansarei até consegui-la, mantendo um ritmo adequado à minha capacidade de realização, não esmorecendo.

sei muito bem que nenhuma coisa digna de valor será alcançada e sustentada sem o devido esforço da minha parte.

sei que alcançar o sucesso é difícil; mantê-lo é mais difícil ainda. Por isso, se eu considerar que uma situação é desesperadora, já estarei derrotado desde o início.

usarei sempre o poder ilimitado do meu espírito de luta para vencer.

agirei com firmeza e destemor, sem malícia ou astúcia, mas com forte confiança e convicção de que estou capacitado a dizer a coisa certa, a fazer o que for certo, na hora certa, para obter o resultado certo.

atrever-me-ei a enfrentar conflitos com outras pessoas, amigos, parentes ou estranhos, certificando-me, em primeiro lugar, de que analisei a situação e os problemas que daí possam decorrer e me convenci de que tomei a posição justa e correta.

adotarei sempre uma vontade férrea para suplantar os obstáculos, imaginando-me cada vez mais fortalecido com as vitórias que obtiver e não ficarei inerte diante de possíveis derrotas que venham a ocorrer.

esforçar-me-ei para mudar a maré desfavorável da vida, já que tudo parece se nos opor e manterei o rumo das minhas ações conforme planejado.

sei que para a criatura de vontade firme não existe o impossível, mas o possível demanda muito espírito de luta; por isso, controlarei os meus nervos e jamais me descontrolarei, começando tudo de novo, se necessário for, sem me entregar ao desânimo.

lembrarei sempre que a mente (o espírito) sempre vence a matéria, mas, sabendo harmonizar estes dois elementos, reconhecerei que um precisa do outro; por isso, treinarei a minha mente para controlar e dirigir o meu corpo, não aceitando que a emoção e os vícios me desviem desse caminho.

sei que o preço da vitória ou sucesso espiritual é a luta eterna para aprender e evoluir e que só o desejo nada consegue, a menos que venha seguido da ação sempre voltada ao serviço do bem.

sei que, se não estiver avançando na minha trajetória evolutiva, estarei estacionando; por isso mesmo, continuarei usando os meus esforços para caminhar sempre para a frente.

procurarei reconhecer que o tempo é escasso; por isso mesmo, procurarei dele fazer bom uso, administrando todas as tarefas, trabalho, sono e lazer para não me cansar e cumprir com todos os deveres.