PENSAMENTO POSITIVO

01-12-2010 01:10


Há apenas duas atitudes fundamentais que o ser humano pode assumir perante a luta pela vida no enfrentamento dos problemas de seu dia-a-dia: ter uma atitude positiva ou ter uma atitude negativa, não havendo dúvida qual delas nos proporcionará condições de melhor superar as vicissitudes próprias do viver de cada um. Sim, o pensamento positivo é fundamental e funciona! É ele que nos permite fazer o nosso crescimento interior e cumprir com nossos deveres, os quais nos proporcionarão satisfação, alegria de viver e evolução espiritual, levando-nos a tudo fazer no sentido de obter os melhores resultados possíveis;

Todos nós sabemos que a mente afeta o corpo e vice-versa, de acordo com o velho e salutar ditado latino que nos lembra “mens sana in corpore sano”, ou seja, mente sã em corpo são. A moderna medicina constatou e tem como certo que os pensamentos estressantes produzem igualmente efeitos e reações adversas em nosso organismo, desbalanceando o seu funcionamento normal. Daí, os milhares e milhares de livros de auto-ajuda que ensinam a pôr em prática o pensamento positivo mediante técnicas apropriadas, inclusive as de relaxamento, que abrem as portas do inconsciente individual.

Normalmente, o pensamento positivo resulta da colocação em prática de frases ou afirmações positivas, mediante a repetição diária e em silêncio de pequenos trechos ou textos apropriados, ou mesmo colocando-as por escrito em nosso bolso para serem lidas várias vezes durante o dia nos momentos em que nos encontramos sozinhos à espera de alguém ou mesmo no trânsito nas paradas obrigatórias junto aos semáforos.

Não há dúvida da eficácia do pensamento positivo, quando bem aplicado pela própria pessoa, sendo capaz de reverter situações desesperadoras, que viriam causar enorme impacto negativo na saúde da criatura, limitando as boas emoções que toda a pessoa tem a obrigação de pôr em prática na sua conduta diária. Assim, quando bem usada, a prática do pensamento positivo norteia a vida das pessoas e ajuda a modificar as atitudes negativas e os sentimentos deprimentes que sempre tende a nos acometer.

É preciso assinalar que não bastam apenas as frases. É preciso mais que isso: cuidar de fazer diariamente uma profunda introspecção para acelerar o processo de crescimento interior e aprender a lidar com todos os seus problemas sem medo de qualquer espécie.

O pensamento positivo passa a fazer parte da vida da criatura na medida em que ela aprimora certas técnicas que constituem ser verdadeiro arcabouço ou estrutura, levando em conta que é preciso:

· Usar sempre frases curtas e na forma positiva

· Trabalhar sempre as frases no tempo presente

· Procurar usar sempre as expressões intercalando o seu nome, como em “Eu, fulano de tal, vou conseguir...”

· Procurar focalizar sempre uma meta, um objetivo.

· Procurar repetir cada uma das frases pelo menos dez vezes no mesmo dia para impregnar-se de seu conteúdo

· Finalmente, é preciso sempre acreditar nas suas próprias forças e pô-las em ação com o pensamento e a vontade sempre voltados para o bem.

Uma outra técnica muito útil que tem ajudado a milhares de pessoas a se livrarem da falta de concentração, da ansiedade, do estresse que a agitada vida moderna nos impõe é a do relaxamento. Existem várias técnicas usadas com esta finalidade: é só escolher aquela que melhor se ajusta à sua personalidade.

Mas, nada disso adianta se a criatura não souber usar o seu pensamento e aprender a evitar a desconcentração, a distração. Há sempre “algo” que puxa o pensamento para outra direção. É claro que esta é a regra: isso ocorre devido à existência de hábitos arraigados que quase sempre vêm causar bloqueios mentais às pessoas. É o outro lado da moeda, são os pensamentos negativos que nos trazem o desânimo, o cansaço mental e tantos outros reflexos e impulsos difíceis de evitar quando arraigados em nosso ser.

É preciso, portanto, como contraponto, afastar os pensamentos negativos, e o pessimismo que estes trazem, com todo o vigor de que a criatura for capaz, como num processo de decantação dos pensamentos e apuração daqueles que melhor nos servem. Podemos observar que é assim que ocorre na decantação de uma água muito suja, verificando-se que, após deixar esta em repouso por algum tempo, o lodo vai depositar-se no fundo da vasilha.

Nesta altura, cabe fazer uma grande advertência quanto ao uso indiscriminado de certas mensagens negativas que muitas mães e pais impõem a seus filhos e filhas, como por exemplo: “você é um João Ninguém”, "você nunca conseguirá sentir-se feliz com o que tem”, ou ainda, “você é muito estúpido”, “você nunca chegará a lugar nenhum” e “isto não é da sua conta”, e tantas outras que acabam marcando indelevelmente a vontade dos infantes. Jamais envergonhar as crianças, pois isso poderá fazer com que se tornem retraídas, tirando-lhes a iniciativa tão necessária ao seu desenvolvimento. São mensagens limitadoras e destrutivas que os pais precisam evitar no processo de educação dos seus filhos.

Nunca será demais procurar evitar, repelir mesmo, os chamados pensamentos cruzados, que são intuições que nos chegam de outras pessoas, de outros espíritos não alinhados com o bem-estar das criaturas. Todo esforço mental deve ser feito para reconhecer que isto, de fato, ocorre e procurar evitar o mal que nos querem impor. Para conseguir isso, escreva o que for importante como meta a realizar e não se deixe afastar de seu caminho enquanto não conseguir alcançá-la. Esta atitude positiva criará em nós hábitos salutares que facilitarão o afastamento de centenas de pensamentos que nos chegam diariamente. Assim, poderemos e conseguiremos ordenar aqueles que nos interessam e focalizarmos nossa atenção naqueles que forem valiosos.

Vale a pena lembrar que o poder das repetições existe em todas as culturas, na forma de belas canções populares, estribilhos, poemas e até mantras e orações. A razão disso é que a repetição é um meio poderoso de nos colocar no controle da situação através do convencimento dela decorrente. Mas, é preciso muito cuidado para não nos deixarmos cair na falácia do misticismo religioso, na mesmice, na bobice e até na inação mental.

Finalmente, como todo problema tem pelo menos uma solução, tudo deve ser feito pelas criaturas para estimular a desinibição nas suas atitudes, para não reforçar a timidez, nem recair no derrotismo que leva tantos seres à infelicidade, e até mesmo, à desgraça.