COMENTÁRIOS SOBRE O LIVRO HUEE

30-11-2010 20:03

COMENTÁRIOS DOS LEITORES SOBRE O LIVRO - A HARMONIA UNIVERSAL E A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL


Preparado em 06/04/2010 por Caruso Samel

1.

Pela análise do índice e do pouco que li da obra, achei-a excelente. Do fundo da alma e como bibliófilo (amigo dos livros) que me considero lhe parabenizo por tão elevado e dedicado trabalho, onde mostra com clareza além da parte científica o esclarecimento espiritual. 01/11/2006

GILNEI CASTRO MÜLLER

2.

Estimado Caruso! Sábias colocações sobre Camilo Castelo Branco e outros vultos de grandiosos espíritos componentes da Plêiade do Astral Superior. Elucidativas e inteligentes. Parabéns! E o conteúdo do livro? Maravilhoso! 01/11/2006.

Itamar Estevam do Carmo

3.

Não sei quem está responsável pela divulgação da obra A Harmonia Universal e a Evolução Espiritual, mas aproveito para lançar um desafio: Que tal fazer chegar aos professores orientadores dos cursos de mestrado e doutorados nas áreas de Psicologia, Filosofia e Educação a tua obra? Far-se-ia o PROJETO CEM. Plantaríamos no mínimo cem obras dessas no seio acadêmico. Poderia vingar, que achas? 24/11/2006

Joaquim - Recife – PE joaquim alves neto

4.

Recebi ontem, à tardinha, o seu livro em epígrafe. Você tem uma fecundidade de expressão que já havia percebido em trabalhos esparsos. Pude apenas ''dar uma olhada ligeira'' em alguns trechos e ainda hoje passo a ''devorá-lo'' (saboreando sempre...) em uma única assentada. Vc pode até achar que se trata de ''um afago ao seu Ego'' esse meu modo simples e direto de expor ao nobre Amigo a minha admiração e o meu respeito, mas, em verdade, não tenho a intenção do elogio gratuito (aliás, ambos não precisamos dele...). É que falo o que penso e deixo claro o que sinto (o que não sei ao certo, até hoje, se é uma virtude ou um ''pecado capital'' vez que já fui levado à barra de tribunais por esse “jeito desajeitado de ser.” ). Mas, vc conquista logo o leitor quando dedica seu alentado trabalho a “todos os livre-pensadores, a todas as pessoas de boa vontade e aos que pensam, um dia, se libertarem dos maus hábitos, dos vícios, das imperfeições, do misticismo obscuro, das crendices e das superstições que tanto alienam os seres humanos. Isso é Caruso Samel !” 24/11/2006.

Pedro Pesce

5.

Grandes contribuições você tem prestado a humanidade através dos seus maravilhosos livros. Parabenizamos pelo lançamento do Livro A Harmonia Universal e a Evolução Espiritual, que com certeza já está sendo mais um ícone na grandiosa missão de esclarecer espiritualmente a Humanidade. 24/11/2006.

Edivaldo Alves de Carvalho – Mirassol – SP

6.

Fico feliz pela lembrança. Espero poder prestigiar seu trabalho que tem sido de grande valor para nosso aprendizado. Gostaria da sua dedicatória, obrigada. 12/12/2006.

Eliseth Oliveira Matos - Belém Pará Eliseth Oliveira

7.

Só de olhar a capa senti uma tranqüilidade, uma paz muito grande, que linda imagem, que linda capa. Já comecei a ler e sei que brevemente já o terei terminado, dado o conteúdo que é interessante e fácil de ler. 12/12/2006

Emilce Emilce Maria Diniz

8.

Já estou ''devorando'' seu livro belíssimo onde em cada frase vc dá margem ao raciocínio e ao desdobramento filosófico e científico a partir do Cap. II até o Cap. V do livro básico da Doutrina. Vc tem uma capacidade singular de expressar seus conceitos incitando seus leitores à reflexão, ao livre alvedrio da concepção intelectual, à razão pura e à inteligência emocional (intuição). Magistral! Isso é que Mestre Luiz de Mattos queria (e ensinou) a seus discípulos. 19/12/2006.

Pedro Pesce - Vitória – ES.

9.

Caruso Samel, estou muito feliz com o livro que vc me enviou, é realmente uma obra de importante valor para meus estudos e de todos que estão interessados em se espiritualizar. 10/01/2007.

Eliseth Oliveira Matos - Belém Pará Eliseth Oliveira

10.

VOCÊ MAIS UMA VEZ ESTÁ DE PARABENS, POIS É UMA OBRA MARAVILHOSA. PELO QUE JÁ LI. ESTOU CERTO QUE TODOS QUE GOSTAM DE APRENDER VÃO SENTIR A MESMA SATISFAÇÂO QUE SENTI. 20/03/2007.

New Jersey – USA

11.

Com certeza irá atingir o seu objetivo. Estou na metade do livro e agora realmente começa uma fase menos técnica, e com a sua explicação tornou-se ainda mais simples o entendimento. Parabéns por nos dar de presente tantas obras voltadas ao conhecimento da Doutrina Racionalista, e desta forma, aprimorar nossos conhecimentos. Li a obra de Felino há um tempo atrás, li também a Chave da sabedoria, de Fernando Faria. São obras bem técnicas e que nos levam em determinadas partes a pesquisarmos termos, consultarmos pessoas que entendam filosofia, para não termos uma interpretação errônea dos termos e proposições descritas. Mas consegui lê-los e entendê-los na medida do possível. A mesma coisa acontece com o seu livro. Estou começando a entendê-lo também. Qualquer dúvida se permitir, recorrerei ao Sr. para que me explique de forma menos técnica. 06/04/2007.

Emilce "Emilce Maria Diniz" - B. H. – MG.

12.

Gostaria de parabenizá-lo pelo seu trabalho como escritor. Sou um grande admirador da sua obra, que conheci através do Racionalismo Cristão. Você tem uma linguagem simples que permite um acesso informativo muito maior, que alcança qualquer tipo de intelectualidade. 09/05/2007.

Geovane Araújo da Silva

13.

Creia-me seu admirador pelo trabalho de pesquisa que fez e a forma como conseguiu divulgar a sua mensagem (no livro A harmonia universal e a evolução espiritual). 03/06/2007.

Carlos Vieira Ramos

República Cabo Verde Carlos Vieira Ramos

14.

Estou lendo o livro A Harmonia Universal e a Evolução Espiritual, ainda não terminei de ler porque estou lendo aos poucos. Quero ler bem devagar para não cometer equívocos, quando iniciei a leitura e dialoguei consigo via net, sobre o Tema Força e Matéria. Fui com muita "sede ao pote", por isso cometi algum equívoco sobre o Tema Força e Matéria. Agora, lendo o Livro mais ponderadamente, refletindo mais sobre os capítulos que são lidos, estou aprendendo mais claramente sobre muitas questões relativas a Espiritualidade. 06/07/2007.

Domingo Sávio. domingossavio.cardoso [domingossavio.cardoso@bol.com.br]

15.

Fico muito feliz por saber que seu livro será lançado nos E.U.A. Com certeza, com a expansão da Doutrina pelo mundo afora, via internet, muitos pessoas terão a oportunidade de conhecer essa jóia maravilhosa, que o Ilustre Caruso Samel, lançou para o Mundo. 07/07/2007.

Domingo Sávio. domingossavio.cardoso

16.

Relativamente ao seu trabalho mais recente, “A Harmonia universal e a evolução espiritual” no meu ponto de vista, temos um trabalho bem estruturado, com tópicos desenvolvidos o quanto baste, convenientemente sacudidos em detalhe... Porém o leitor mais interessado tem muito caminho para prosseguir os estudos que ali lhe instigam a curiosidade e alguns são mesmo indicados, bastando que o queira fazer. Portanto podemos ver que tem trabalho e tem organização! É um trabalho bem cuidado, profissional. 23/07/2007.

Francisco Orge Basadre Francisco Basadre Porto – Portugal.

17.

Em primeiro lugar, permita-me tratá-lo por companheiro apesar de saber que é Engenheiro Químico, pois depois de chegar ao fim, hoje, da 1ª leitura do seu livro Reflexões sobre os sentimentos, resolvi enviar-lhe este email, e não me resta nenhuma dúvida que será sempre para mim um companheiro através dos seus livros, uma vez que não foi menor o proveito que eu tive com a leitura da sua obra A harmonia universal e a evolução espiritual. 06/09/2007.

Carlos Vieira Ramos - S. Vicente – Rep. Cabo Verde

Carlos Vieira Ramos

18.

Estou lendo seu mais recente livro, A harmonia universal e a evolução espiritual. A meu ver era uma obra que faltava, pois ao lado dos livros da nossa Glaci, este vem preencher uma lacuna de ligação com a ciência oficial, costurando o conhecimento da Doutrina com aqueles auferidos por pesquisadores e sábios de várias épocas. 24/10/2007.

Carlos Alberto Aires Yates "Carlos Alberto"

19.

Iniciei a leitura desse magnífico livro A harmonia universal e a evolução espiritual no mês de abril/07 e finalizei ontem às 00:37 min do dia 23/11/07. Com certeza estou mais preparado espiritualmente e com muita riqueza espiritual, a única riqueza verdadeira. Vou reler com certeza esse magnífico livro citado acima. 23/11/2007.

Domingo Sávio. domingossavio.cardoso

20

(O senhor) é uma figura que, dentro do mundo espiritualista, considero das mais esclarecidas e respeitosas, vou aceitar sim sua oferta, agradecendo desde já a disponibilidade da sua obra "A harmonia universal e a evolução espiritual" com a inclusão do autógrafo com sua dedicatória, que igualmente me deixará muito feliz por tal presente valoroso neste início do novo ano de 2008.

Nesta última semana, navegando pelo site do RC, me deparei com a sua foto ao lado de nosso presidente Humberto Machado Rodrigues, quando do lançamento deste referido livro, e me impressionei com sua figura de respeito e com seus cabelos brancos, sinônimo de experiência, saber, e com toda certeza exemplo de vida. Se meu pai fosse vivo, teria sensivelmente sua idade. E devo lhe confessar que fiquei impelido doravante a lhe chamar de "senhor", em substituição de "você", também em sinônimo de respeito, pela pessoa, pela idade e pela educação que tive.

06/01/2008.

Germano Esteves Terleira - Germano Esteves

Olinda - PE

21.

Mais uma vez os meus agradecimentos pela atenção, e desde já, e por enquanto, parabenizo-o pela magnífica apresentação externa desta volumosa obra de 352 páginas, sob o belo fundo azul magistral, que apreciei muitíssimo, e que irei cuidar com o maior carinho, tendo certeza que irei gostar e valorizar muito mais ainda o seu conteúdo. 19/01/2008.

Germano Esteves Terleira - Germano Esteves

Olinda – PE

22.

Gostaria de te dizer que terminei de ler sua mais recente obra e aprendi muitas coisas, principalmente a ter mais cuidado quando me referir a regressões. Realmente Professor, temos uma aula sobre seus prós e contras, porquês e conseqüências. Conheço pessoas que já fizeram e outras que têm interesse. Sugeri a leitura de seu livro antes da pessoa tomar qualquer atitude neste sentido. Muito obrigada, viu! Você continua sendo nosso Mestre, transmitindo os ensinamentos ministrados nas Casas Racionalistas Cristãs e sanando dúvidas que nos fazem conhecer melhor a Doutrina que escolhemos para nossa vida. 24/01/2008.

Emilce Maria Diniz – B.H. - MG Emilce Maria Diniz

23.

Neste momento estou a reler o seu livro A harmonia universal e a evolução espiritual com grande proveito. 12/03/2008.

Carlos Vieira Ramos – São Vicente - Rep. De Cabo Verde

Carlos Vieira Ramos

24.

Em um e-mail de Luiza Beatriz Moreira para Ana Maria:

E nessa busca por uma resposta menos simplista e mais científica sobre a questão proposta, encontrei na magnífica obra de autoria de Caruso Samel, A Harmonia Universal e a Evolução Espiritual, 2º edição, este trecho que transcrevo a seguir de uma resposta do filosofo Jean Guitton:

"Observando a natureza e as leis que dela emanam, parece-me, ao contrário, que o Universo inteiro tende para a consciência. Melhor ainda: em sua imensa complexidade, e apesar de suas aparências hostis, o Universo é feito para gerar vida, consciência e inteligência. Por quê? Porque parafraseando uma citação celebre, "Matéria sem consciência não é senão ruína do Universo" Sem nós, sem uma consciência para legitimá-lo, o Universo não poderia existir: nós somos o próprio Universo, sua vida, sua consciência, sua inteligência." 07/04/2008.

Luiza Beatriz Moreira Lu

25.

Por uma feliz coincidência terminei hoje a leitura do excelente livro de Caruso Samel A harmonia universal e a evolução espiritual. Pude então ficar mais tranqüilo, visto que o autor está em constante busca dessas respostas, enfatizando a necessidade de uma quebra de paradigmas por parte da ciência na busca de esclarecimentos da transcendentalidade da I. U, ou Força Inteligente.

Caruso Samel diz que ainda há uma acomodação ou coexistência entre ciência e religião. Não se sabe por quanto tempo esse fato irá perdurar, pois no seu entendimento, somente na ciência as diversas teorias podem coexistir de modo pacífico no processo evolutivo. 04/07/2008.

José Renato Novaes

26.

Acabo de ler os seus três últimos e-mails e não imagina a emoção que desencadearam em mim, muito semelhante quando lia o seu maravilhoso livro Harmonia Universal e Evolução Espiritual que posiciona a nossa Doutrina no mundo científico moderno, e lança pistas de investigação para os amantes da Verdade. 07/07/2008.

Carlos Vieira Ramos – São Vicente - Rep. De Cabo Verde

Carlos Vieira Ramos

27.

Quero cumprimentá-lo pela lucidez dos artigos e uma sugestão: O envio do vosso livro à SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Em benefício da humanidade, vale ousar.

Luiz Carneiro

28.

Fiquei imensamente feliz ao ler a notícia da publicação do livro de sua autoria A harmonia Universal e a Evolução Espiritual no idioma inglês, língua falada universalmente. Como sabemos que a natureza não dá saltos, e grande parte da humanidade está, na minha modesta opinião, engatinhando em termos de evolução espiritual, parabenizo a iniciativa, uma vez que, com paciência, dedicação e muito trabalho de divulgação, a Doutrina da verdade será levada aos quatro cantos da terra, comprovando através da ciência sua inequívoca realidade. 08/07/2008.

Jane S. Bueno – Curitiba -PR

29.

Fiquei muito feliz e gostaria de parabenizá-lo também por mais esta iniciativa de disponibilizar a sua obra "A harmonia universal e a evolução espiritual" na língua inglesa, o que com toda certeza contribuirá para que figuras importantes no mundo inteiro e de peso global, possam se aproximar mais dos princípios "Força e Matéria".

Não terminei ainda a leitura de seu referido livro, pois dedico também o tempo para outros afazeres. Ademais, esta obra, assim como outras de grande valor, não são para serem lidas correndo, mas sim calmamente e com bastante raciocínio, que é o que está faltando no ser humano. 08/07/2008.

Germano Esteves Terleira - Germano Esteves

Olinda – PE

30.

Querido amigo, você foi um professor que mais me esclareceu além da nossa doutrina. Saiba, que até então eu não entendia a minha situação, embora sofresse alguns infortúnios por parte de comodismo e também pela ignorância espiritual. Mas um belo dia uma militante chamou-me a atenção, e daí eu fui encontrar em seus livros, amigo-irmão, a forma de me reerguer. Muito obrigado por você existir e tenho a exata certeza que assim como eu outras pessoas assistentes desta doutrina maravilhosa estão se esclarecendo.. 24/10/2008.

Maria Aparecida Martins Passos

31.

Aguardamos com ansiedade sua visita (em B.H.). Também admiramos tudo o que você escreve e estamos sempre aguardando mais um excelente novidade. Muito obrigada pelo carinho. 23/11/2008.

Maria Emilce Diniz – B.H. – MG

32.

Interessei-me pelo assunto relativo a mônada e fiz uma pesquisa no livro de autoria do Mestre Sr. Caruso Samel, A harmonia universal e a evolução espiritual, cap.2 Força e Matéria, sub-ítem 4, pg. 39, 40, 41, 42, 43. Visão filosófica da força. “A palavra "mônada" significa "unidade" (vem do grego: monas). O termo foi usado primeiro pelos pitagóricos, como o nome do número inicial de uma série de números. Giordano Bruno empregou o termo com sentido de "substância real", emprego que ele teria copiado de Plotino e passado a Leibniz, que certamente leu os seus escritos". 14/12/2008.

Domingo Sávio. domingossavio.cardoso

33.

Terminei de ler o seu livro A harmonia universal e a evolução espiritual recentemente e quero aproveitar a oportunidade de lhe dizer o quanto este livro me beneficiou, o quanto ele somou nos meus conhecimentos, quanta coisa eu aprendi que não sabia. O livro é MA-RA-VI-LHO-SO. Eu li-o bem devagar para melhor assimilação.

Quero parabenizá-lo pelo trabalho hercúleo de pesquisa em livros e internet e nos passar o essencial. Parabéns mais uma vez. Deixou a literatura Racionalista Cristã mais rica. Estou à espera do próximo. 22/12/2008;

Liana

Liana Redmer Machado

34.

Já li todos os seus livros. Eu adquiri o livro A harmonia Universal e a evolução espiritual em nossa Filial aqui de Pelotas. Os outros dois eu adquiri através da Casa-Chefe pelo Correio. Inclusive já presenteei familiares com esses livros. Todos são unânimes em afirmar que são muito bons. São 3 livros (os outros dois anteriores são Reflexões sobre os sentimentos e Pensamentos para bem viver) diferentes em seus conteúdos, mas ótimos. 11/01/2009.

Liana Redmer Machado

35.

Sobre os três livros (Reflexões sobre os sentimentos, Pensamentos para bem viver e A harmonia universal e a evolução espiritual):

Você é ímpar, brilhante! Uma fonte, quase inesgotável de conhecimento. Os méritos são merecidos e a mim, honra-me muito tê-lo por perto.

Rafael Loturco Orsi – São Paulo – SP

36.

Sobre o livro A harmonia universal e a evolução espiritual gostei muito da diferença esclarecida entre a descrição de INTUIÇÃO (como a capacidade de prever possibilidades) do INSIGHT, abordado na Psicologia (manifestação da INTUIÇÃO), geralmente consideradas sinônimos e como citados por você, REALMENTE não o são.

Tornei-me mais rico... com sua abordagem. Agora, no passo da Tartaruga, estou no Cap 14: O Livre-Arbítrio (acho). Isto, porque não estou fazendo uma Leitura direta, mas sim nos Momentos que crio para a concentração no Livro. 22/03/2009.

Cláudio Costa Vitória – ES.

37.

E-mail de Pedro para Marcos Mazziero:

Eu não sei se você já leu, mas se não, eu indico que leia de Caruso Samel A harmonia Universal e a Evolução Espiritual e também as obras de nossa Doutrina. 21/04/2009.

38.

O livro A harmonia universal e a evolução espiritual é uma obra muito didática para os iniciantes no desenvolvimento da mediunidade sob os preceitos do RC. 29/04/2009.

Piedade Stelito Niterói – RJ -

39.

Tentei entrar em contacto consigo através do e-mail: - caruso@livropronto.com.br [1] , mas não obtive resposta. Na altura a minha pretensão foi para felicitá-lo sobre o seu magnífico trabalho - "A harmonia universal e a evolução espiritual". A nossa Doutrina tem efectivamente necessidade de que possa surgir uma nova geração (que é o seu caso) que venha a dar uma nova projecção sobre a realidade que representa o RC no início do Século XXI. 08/09/2009.

Jacinto Alves Lista RC [lista@racionalismocristao.org]

40.

É com grande satisfação que faço este contato com o Senhor. Sou militante da Filial Belo Horizonte - MG. Estudei o seu livro A Harmonia Universal e a Evolução Espiritual e agora tenho feito várias pesquisas sobre os temas de sua obra aclarando os conhecimentos nela exarados com as consultas de muitas das indicações dadas no final de cada capítulo. Bem como, muitos outros baixados pela Internet. Inclusive alguns livros de eminentes estudiosos do espiritismo mencionados no Capítulo 6 "O Surgimento do Espiritismo".

Este trabalho me levou a formar um CDRW com vários assuntos relativos a sua obra e achei por bem denominá-lo de "O Universo". Creio concluí-lo até o mês de novembro, pois o trabalho é metódico, os temas variados e o conhecimento a ser absorvido é vasto e eclético. É assim que estudo esta Filosofia Espiritualista de Luiz de Mattos. O objetivo é absorver cada vez mais luz. 19/10/2009.

Cesar Damião Torres da Silva.

41.

Em resposta ao Sr. Edvaldo Miranda Godoy, Sidney, Austrália:

Estamos muito felizes - mas muito felizes mesmo! - com a notícia sua (divulgação do livro The Universal Harmony and the Spiritual Evolution, de Caruso Samel na Austrália). Todavia, recomendo-lhe não se esquecer de que estamos falando de CARUSO SAMEL. Caruso Samel, por si só, representa um capítulo majestoso na formatação de meios eficazes, através dos quais os princípios da Doutrina passam a se integrar no dia-a-dia dos seres afortunados que o lêem. Até mesmo daqueles ainda desconhecedores da existência do Racionalismo Cristão. Trata-se de leitura a ser divulgada não apenas no nosso âmbito, pois representa instrumento poderoso, posto ao serviço do Astral Superior em qualquer lugar, tempo e hora. Desejo muita alegria a você e aos que lhe são próximos, alegria do tipo da que desfruto agora ao registrar sua nota. 29/12/2009.


Nerval Alves de Lima, Filial São Paulo-Santana

42.

Aproveito esta mesma missiva para agradecer as palavras gentis que recebi do Sr. Eng. Caruso Samel, pessoa cujos livros e artigos admiro imenso e estudo atentamente. Que ele tenha muita saúde e longa vida, para seu e nosso bem. 06/04/2010..

Francisco da Cruz Évora – Cabo Verde

FRANCISCO DA CRUZ ÉVORA