5) Conduzir-se respeitosamente, na linguagem e nas atitudes.

01-12-2010 10:53

 

 

Meus amigos, a vida vale pelo que dela fazemos, pelas obras que realizamos. Isso vem muito a propósito porque, hoje em dia mais do que nunca, é muito comum as pessoas se expressarem licenciosamente. E o que significa isso? Significa que certas pessoas usam palavrões, dos mais leves aos piores. Esquecem-se de que devemos tratar o nosso semelhante com respeito e consideração, expressando-nos com elegância e não com palavrões. Nós, seres humanos, ainda que tenhamos um grau de escolaridade mínimo, temos a obrigação de expressar o nosso ponto de vista com simplicidade e decência, sem usar palavras de baixo calão. E o que falar das atitudes, dos gestos e das imitações descabidas? A gente vê, por toda parte, principalmente entre os jovens, as atitudes obscenas, as imitações baratas e os trejeitos em verdadeira ofensa ao pudor. Nós, que somos criaturas que já temos uma boa compreensão da vida, não podemos jamais chegar a esse nível; muito pelo contrário, devemos evitá-las a todo custo, mesmo que estejamos cercados por pessoas que não têm o senso da decência.

Onde nós estivermos, seja em um ambiente familiar, num ambiente de trabalho, num ambiente racionalista nós temos sempre de dar exemplo de boa conduta, porque as outras pessoas (até da nossa família), que não conhecem a nossa doutrina, muitas vezes não querem nem saber de Racionalismo Cristão por causa da má conduta daquele que se diz racionalista. As pessoas prestam muito mais atenção nas atitudes, nos exemplos que num milhão de palavras. Eu estou falando tudo isso para vocês e incluo-me nesses comentários: se eu também não souber dar exemplo de boa conduta, eu estarei errado! Não posso chegar numa Casa Racionalista, falar uma coisa e na minha vida de todos os dias ser totalmente diferente. Na minha casa, no trabalho, em qualquer lugar em que eu estiver, tenho que dar exemplo de conduta do que é ser racionalista cristão. Do contrário, vamos ouvir dizerem: "essa doutrina deve ser uma porcaria, porque ele fala tão bonito, mas olha só a conduta que ele tem". Então, muito cuidado na conduta, meus amigos. Nós temos que ser racionalistas em todo e qualquer lugar, a qualquer tempo e darmos o exemplo.