4) Manter o equilíbrio das emoções na análise dos fatos para não afetar a serenidade necessária.

01-12-2010 10:52

 

Mais ou menos, dentro do que eu já falei, a pessoa precisa fazer o máximo possível para manter equilibrada as suas emoções e nada melhor para isso do que as nossas irradiações diárias, que são muito importantes. E é tão importante que, se você não puder, por causa de seu horário de trabalho, fazer essas irradiações nas horas certas, não é por isso que você vai ficar sem irradiar. Não, você irradia à hora que lhe for mais propícia. O importante é que você irradie com concentração, com elevação e mantenha o horário que escolheu como disciplina elementar. E se, ao longo do dia, sentir-se perturbado de alguma maneira, repasse as irradiações (se possível, antes mesmo de entrar em certos ambientes), e procure manter as emoções equilibradas.

Às vezes nós damos muito valor às coisas que não têm valor, como, por exemplo, certas implicâncias, certas invejas e ciúmes, coisas que não levam a nada e são manifestações da inferioridade humana. Nós temos, em tais situações, é de seguir a nossa vida, que é isso o que interessa. O grande sábio Confúcio, deixou um pensamento muito interessante para todos nós, quando disse o seguinte: "Quando nasci, ao meu redor todos riam, só eu chorava. Faze por viver, de tal modo que, à hora de tua morte, todos chorem, só tu rias". Há aqui outro chamamento para a conduta. Para que alguém seja chorado por muitos, quando desencarna, é porque foi, no mínimo, uma criatura que soube viver, que teve amor ao próximo, que teve compreensão, que soube se colocar no lugar do outro na análise dos problemas pessoais da criatura.

Nós, que conhecemos a nossa doutrina, temos por dever procurar sempre seguir essa orientação de Confúcio, porque sabemos que o nosso espírito, no momento da desencarnação, está precisando receber boa assistência astral. Então vamos fazer todo o possível para que, no momento supremo da desencarnação, tenhamos ao nosso lado pessoas que ao longo de nossa existência terrena, se tornaram gratos à nossa conduta: nossos amigos. Se estes não puderem estar presentes, que pelo menos tomem conhecimento prévio de nossas dificuldades, para poderem elevar os seus pensamentos em nossa homenagem e se fazerem presentes em desdobramento espiritual. É por isso que nós sempre recomendamos irradiar aos nossos amigos e familiares ou até mesmo aos nossos inimigos, nos momentos difíceis de suas existências, visando assim, proporcionar-lhes boa assistência astral.