24) Apurar ao máximo o sentimento fraternal da amizade para com as pessoas de bem, com a finalidade de intensificar a corrente harmônica afim do planeta, em benefício comum.

10-03-2011 14:37

 Meus amigos! A amizade firma-se no princípio da confiança recíproca e repousa na simpatia e na sinceridade de sentimentos puros entre pessoas de bons sentimentos. Um amigo fiel é um amigo firme, constante e quem o tem, possui um grande tesouro. É preciso enfatizar que toda amizade sincera e verdadeira pede reciprocidade, como decorrência natural desse nobre sentimento. O grande escritor brasileiro Graça Aranha dizia: "Quem possui um amigo pode dizer que possui duas almas", tamanha deve ser a conjunção de sentimentos entre os verdadeiros amigos. Cícero, o grande tribuno e pensador romano da época do imperador Júlio Cesar, admirado por Luiz de Mattos, dizia: "A primeira lei da amizade consiste em pedir aos amigos coisas honestas, em fazer por eles coisas honestas. O amigo certo conhece-se nos momentos incertos". Mas, pensa errado quem pensa que se deve ter amigos para a obtenção de favores.

Conhece-se um amigo bom pelo olhar, pelo aperto de mão, pelo abraço apertado e comovido que com ele trocamos após longa ausência, indicando que nem o tempo nem as longas distâncias pode quebrar os verdadeiros laços de amizade. Mas, infelizmente os amigos sinceros e constantes são muito raros, já que vivemos num mundo de muitos interesses conflitantes, onde ocorrem traições as mais abjetas.

É conhecida a poesia de Camilo Castelo Branco, escritor e romancista português do século XIX, que já cego, em sua famosa poesia intitulada “AMIGOS”, declara que só lhe restou um amigo, ao final de sua vida.