22) Dedicar-se integralmente à segurança e à estabilidade do lar.

10-03-2011 14:36

 

 

Tão importante é a constituição e a formação de um lar moralmente sadio e com elevados propósitos que o Racionalismo Cristão, em seu livro básico, dedica dois importantes capítulos ao tema, a saber, capítulo “A Família” e capítulo “A Educação dos Filhos”. Todos nós, racionalistas cristãos, sabemos muito bem que a família é a célula mater da sociedade e é nela que se forja o caráter das crianças, transformando-as em seres responsáveis, dignos e honrados e dos quais sempre depende o destino das sociedades e da raça humana como um todo.

Por isso, meus amigos, é necessário dedicarmo-nos integralmente à segurança e à estabilidade do lar, tudo fazendo para evitar o seu desmoranamento, a ruptura do casal, mesmo que isso venha impor enormes sacrifícios de ordem pessoal. Então, é preciso ter muita paciência, procurando ajustar os temperamentos e o modo de ser de cada criatura. Tolerância é a palavra-chave para bem cumprir a missão de pais responsáveis.

Remetemos, portanto, todos à leitura e reflexão desses capítulos, haja vista que, nos dias de hoje, a separação dos casais constitui um grande problema para os pais e para a sociedade em geral, chegando em alguns países a 40% dos casamentos, deixando as crianças num segundo plano de atenção, com graves conseqüências para o seu desenvolvimento normal.