21) Promover, por todos os meios, inclusive os espirituais, a longevidade, atenta a criatura ao princípio de que a saúde do corpo depende do bom estado da alma.

10-03-2011 14:35

 Ensina-nos o Racionalismo Cristão que todo espírito ao encarnar, de acordo com as leis naturais e imutáveis, deve passar pelas quatro fases da vida física, a saber: infância, mocidade, madureza e velhice, ensinamento que consta do capítulo “Encarnação do Espírito” do livro Racionalismo Cristão. É óbvio que esta divisão diz respeito à natureza da máquina humana, que, sendo matéria, não tem duração infinita. A vida física é finita, mas a do espírito é eterna. A fim de que este possa, de fato, aproveitar a sua encarnação, dela colhendo ensinamentos próprios de cada fase, torna-se necessário prolongar a longevidade nas criaturas, por todos os meios disponíveis pela ciência médica e, também, através da devida atenção à vida espiritual, pois estamos sempre enfatizando a necessidade de a criatura conhecer-se como Força e Matéria, dessa forma esclarecendo-se sobre o real sentido da vida.

A criatura que trata de sua vida como o maior bem terreno, com moderação, alimentando-se adequadamente, dormindo as horas necessárias e sem que a se venha entregar aos vícios do alcoolismo, tabagismo ou ao uso de outras drogas que causam dependência química e psíquica, que se entrega a alguma forma de lazer, tem condições de estender a sua longevidade até aos 80 anos, aí chegando plenamente lúcido. É claro que o corpo físico, nessa altura da vida, não tem o mesmo vigor da juventude, há a decadência natural do organismo e, com isso, temos que nos conformar. Ajuda, também, no prolongamento da longevidade, mantermos o nosso interesse nas pessoas, nas coisas do espírito, participando da vida, porém sem maiores preocupações com as coisas mundanas. Já há, na sociedade, organizações que cuidam da terceira idade, proporcionando às criaturas o convívio com outras pessoas dessa faixa etária em vários tipos de atividade social. É levantar o moral!