Samel lança "Valor dos sentimentos"

05-12-2012 19:35

Fonte - Jornal A Razão

https://www.arazao.net/samel-lanca-valor-dos-sentimentos.html


Autor de Pensamentos para bem viver, Reflexões sobre os sentimentos e Harmonia universal e a evolução espiritual, este traduzido para o idioma inglês, Caruso Samel lança seu quarto livro, Valor dos sentimentos, mais um título da literatura racionalista cristã. 

Valor dos sentimentos trata, na primeira parte, dos sentimentos e emoções, com os títulos: O que os distingue, Ansiedade, Arrependimento, Autoajuda, Autocontrole e controle, Autoestima, Autoritarismo, Bom humor, Calúnia, Caráter, Culpa, Desejo e vontade, Empatia, Estresse, Humildade, Justiça, Medo da solidão, Ofensa e mágoa, Paixão desenfreada, Pensamento positivo, Preocupação, Querer é poder e Remorso e pesar.

A segunda parte do livro – Os sete vícios morais capitais – cuida da Cobiça, Gula, Inveja, Ira, Luxúria, Preguiça e Orgulho.

Na parte 3, Valor dos sentimentos analisa Ciência, espiritualismo e filosofia.
Caruso Samel explica, na Introdução, que o trabalho traz luz sobre a diferença entre emoção e sentimento, “já que ambos representam um estado mental intenso criado subjetivamente pelo subconsciente e não unicamente através de um esforço consciente”. 

“Outro aspecto que vale a pena enfatizar”, destaca o autor, “é que nossos sentimentos e principalmente as emoções tornam-se possíveis através de nosso sistema sensorial que leva as informações até o sistema límbico existente na base de nosso cérebro, responsável pelo seu processamento. É o sistema sensorial que nos permite perceber, em nós mesmos e nos outros, o efeito das reações emocionais”. 

Em cada tema tratado, explica o autor, “procuramos detectar como percebemos a existência de um sentimento ou emoção de forma a podermos trabalhá-los com a nossa vontade, objetivando nos tornarmos melhores pessoas face a nós mesmos e aos nossos semelhantes”. Diz ainda Caruso Samel que os sentimentos e as emoções são, também, reconhecidos pelo nosso sistema cognitivo. 

Valor dos sentimentos tem o aval da Diretoria de Ação Doutrinária da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão e apresentação do presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva.

“Engenheiro químico e advogado de formação, Caruso Samel exerce em Valor dos sentimentosuma de suas mais notáveis qualidades como ser humano, a empatia, ao se colocar no lugar do leitor e esforçar-se ao máximo para proporcionar-lhe a compreensão de temas tão intrincados da personalidade humana, como os tratados nesta obra”, afirma Gilberto Silva.

Diz ainda na apresentação que “o resultado desse esforço e dedicação do autor é amplamente alcançado, fruto de muito estudo e, como Caruso Samel diz no capítulo denominado Empatia, que esta é a capacidade de natureza afetiva que uma pessoa tem de sentir o que outra pessoa sente, colocando-se na situação e circunstâncias vivenciadas por essa outra pessoa. Afirma, ainda, tratar-se da capacidade da pessoa em sintonizar suas emoções e vibrar em “sintonia fina” com as emoções de outra pessoa”.

Caruso Samel publica artigos em A Razão.