Pensamentos positivos e pensamentos negativos

18-05-2013 20:05

https://www.arazao.net/pensamentos-positivos-e-negativos.html

 

Caruso Samel

Não há uma vez sequer nas reuniões públicas de limpeza psíquica do Racionalismo Cristão sem que o presidente, à cabeceira da mesa, tenha que se referir ao valor do pensamento na vida das pessoas. Afinal, tudo passa pelo pensamento antes de se transformar em palavras ou se concretizar em realizações. E aí vem à tona a citação da lei das afinidades dos pensamentos: pensamentos afins se atraem e pensamentos contrários se repelem, ou expressa de forma mais corriqueira, pensamentos positivos atraem pensamentos positivos e pensamentos negativos atraem pensamentos negativos. E, no decorrer da reunião, não raras vezes temos que repetir essas mesmas palavras.

O que raras vezes se observa é ouvir o presidente discorrer um pouco mais sobre o que sejam os tais pensamentos positivos e pensamentos negativos. Este artigo tem o objetivo de apresentar, na forma itemizada, elementos sobre estes dois temas, de modo a tornar-se mais útil e menos cansativo aos militantes e frequentadores presentes à reunião.

Dessa forma, ainda que disponhamos apenas de três a cinco minutos, enriqueceremos a nossa mensagem e prenderemos mais a atenção dos frequentadores, com melhor proveito para estes. E o que é mais notável: enriqueceremos nosso vocabulário para abordar os temas específicos suscitados pelos médiuns.

Para conseguir esse objetivo, preparamos um pequeno roteiro de alguns pensamentos positivos e negativos e/ou suas respectivas ações, as quais podem ser encaixadas e desenvolvidas, se for o caso, no lugar de uma simples afirmação genérica. Estamos contentando-nos em apresentar dez exemplos de cada tipo, mas é óbvio que esta lista poderia ser estendida mediante pequeno esforço adicional.

PENSAMENTOS POSITIVOS

1.  Pensamentos criativos: agir com ponderação, moderação, valor e justiça.

2.  Pensamentos disciplinados: exercitar a sua mente com objetividade.

3.  Pensamentos claros: ser transparente em suas ações, não deixar dúvidas, não enganar etc.

4.  Pensamentos superiores: aprender a elevar os pensamentos, praticar o bem, aprender a concentrar-se e meditar etc.

5.  Pensamentos otimistas: buscar o êxito em suas ações, agir com entusiasmo, levar a vida com otimismo, adotar o bom humor no seu viver.

6.  Pensamentos efetivos e de cooperação: realizar suas tarefas com eficiência, ensinar o que sabe aos seus semelhantes etc.

7.  Pensamentos afetivos: cultivar a amizade e o amor pelas pessoas, adotar postura de bem-querer, ser bom, praticar o bem, ajudar as pessoas necessitadas, ajudar os aprendizes e subordinados no trabalho etc.

8.  Pensamentos contemplativos: contemplar o pôr de sol ou o raiar de sol, os animais, a natureza, o cantar dos pássaros, o esvoaçar das borboletas, ouvir a chuva cair, observar os desenhos que as nuvens formam etc.

9.  Pensamentos culturais: ler bons livros, visitar museus, ver um bom filme, ir ao teatro, visitar o jardim zoológico, ir às exposições culturais e feiras, fazer excursões e piqueniques, apreciar as pinturas e esculturas de grandes artistas etc.

10. Pensamentos de simpatia e empatia: cumprimentar as pessoas, felicitar as pessoas amigas nos seus aniversários, sorrir para as pessoas amigas, dar alento aos que estão combalidos e doentes, colocar-se no lugar das pessoas quando ouvindo suas opiniões etc.

No livro de Luiz de Souza A felicidade existe, no capítulo sobre A vida terrena, são listados 20 princípios que estão intimamente associados com o pensamento positivo. Não deixem de ler e assimilar, também, a parte sobre os onze atributos espirituais que se encontra no livroRacionalismo Cristão – RC44, no capítulo 4, sobre o Espírito. Esses atributos se entrelaçam, também, com os pensamentos positivos.

PENSAMENTOS NEGATIVOS

1. Pensamentos deletérios e destrutivos: xingar alguém, insultar alguém, melindrar alguém, fazer fofocas, rogar praga em alguém, desejar o mal ou qualquer doença a alguém etc.

2. Pensamentos pessimistas: adotar o mau humor em seu viver, fazer fofocas, praticar a maledicência, alimentar sentimentos de baixa espiritualidade, como raiva, rancor, inveja, ciúme, orgulho, discriminação, autoritarismo etc

3.  Pensamentos obscuros: planejar qualquer ato delituoso (roubo, assalto, morte etc), ofender a honra de alguém, roubar a namorada do amigo, trair.

4.  Pensamentos falsos: falsificar ou adulterar qualquer coisa ou documento.

5.  Pensamentos desrespeitosos: falar no celular em lugares públicos, incomodar as pessoas falando alto, bocejar em público etc.

6.  Pensamentos abusivos e delituosos: fumar em público, estacionar em vagas para deficientes e idosos etc.

7.  Pensamentos delituosos: violar qualquer lei, especialmente a lei do silêncio, as leis do trânsito (estacionar em lugares proibidos, andar na contramão, andar pelo acostamento, furar o sinal de trânsito, dirigir com excesso de velocidade, dirigir bêbado etc.), furtar ou roubar qualquer coisa.

8.  Pensamentos antiéticos: furar filas, não dar lugar no ônibus ou metrô aos idosos e grávidas, pedir atestado médico falso para justificar falta ao trabalho.

9.  Pensamentos para obter vantagens: su-bornar ou tentar subornar alguém, vender objetos doados, vender seu voto, comprar recibos para abater no Imposto de Renda etc.

10.  Pensamentos antiecológicos: jogar papel ou lata de cerveja ou refrigerante na rua, cuspir no chão, não recolher os dejetos de seu cachorro quando levado a passear, desrespeitar as normas ecológicas em geral.

Não é difícil estender esta listagem de pensamentos negativos. Para isso, recomendamos inteirar-se dos 33 sintomas iniciais de obsessão listados no livro Práticas do Racionalismo Cristão – PRC13, capítulo sobre  Obsessão, páginas 85/86. Tais sintomas estão intimamente associados com os pensamentos negativos.

Esperamos ter apresentado ideias úteis aos que presidem às reuniões públicas e aos nossos caros leitores, no sentido de aprimorarem seus sentimentos positivos.

(Escritor, militante da Filial Butantã,  São Paulo-SP)