COMENTÁRIOS DOS LEITORES SOBRE O LIVRO - REFLEXÕES SOBRE OS SENTIMENTOS

30-11-2010 23:54

 


Preparado em 06/04/2010 por Caruso Samel

1.

Você, com sua capacidade para filosofar, escreveu um livro excelente, o "Reflexões sobre os sentimentos". 26/07/2004.

Dra. Glaci Ribeiro da Silva "Glaci Ribeiro da Silva"@mx.uol.com.br

2.

Já lemos seu livro Reflexões Sobre os Sentimentos e gostamos muito e agora, gostaríamos de adquirir o livro Pensamentos para Bem Viver. 24/10/2004.

Dennis Wagner Resmini – Santos – SP

3.

Recentemente baixei o livro da referência que é de autoria do Senhor Caruso Samel, em sua quarta edição, e entre os vários sentimentos naquela obra descritos, chamou-me maior atenção o tópico "Tolerância". Há trechos que considero marcantes. 29/09/2005

Paulo Martinez – São Vicente - SP

4.

Do Livro de Caruso Samel "Reflexões sobre os sentimentos" podemos retirar nossas conclusões (sobre o tema A Ternura). 30/09/2005.

Ana Paula – Porto - Portugal

5.

Quero parabenizá-lo pelo livro Reflexões sobre os sentimentos. Sigo o Racionalismo Cristão desde 1994 e até agora li vários livros da Doutrina. Mas, este é o mais objetivo e prático que encontrei e, pelo seu conteúdo, posso dizer que é o que ensina realmente como levar a vida de forma racional e cristã, ou seja, na minha opinião, a verdadeira prática do Racionalismo Cristão. 21/01/2006.

Hilário Ademar Scheid

6..

Eu gostei muito de ler os seus livros, entre os quais: Reflexões sobre os Sentimentos, Pensamentos para Bem Viver e Fundamentos dos Príncipios Racionais. Eu gostei muito dos seus livros e aprendi muito espiritualmente e hoje leio sempre todos os dias. 18/04/2006,

Alexandre Neves

7.

Acabei de ler Reflexões Sobre os Sentimentos e comecei a ler Pensamentos para Bem Viver. Quanto ao primeiro, achei ótimo. Passei a ver alguns sentimentos de forma diferente. Parabéns por ter-nos proporcionado uma leitura útil, sadia e agradável. 20/08/2006.

José Menescal Ramalho Santana – SP

8.

É com grande satisfação que venho por este meio parabenizá-lo pela sua obra Reflexões Sobre os Sentimentos, que muito tem me ensinado. 05/09/2006

Cindia Eallena Trigo Gomes de Pina - Portugal.

9.

Olá maravilhoso escritor. Gostaria de dizer que o seu livro Reflexões sobre os sentimentos passou a ser um dos meus livros de cabeceira. Quanto conteúdo, quanta ajuda ele dá às pessoas. 02/11/2006.

Emilce Maria Diniz – Belo Horizonte - MG

10.

Assim, ofereço mais um subsídio a ser passado aos que bem querem a esta Humanidade. Eis o subsídio: através das Escolas, em todos os níveis de escolaridade, para colaborar com os nossos filhos na investigação de elementos para trabalho de grupo, como por exemplo: - para um trabalho sobre o tema "O VALOR", poderemos recorrer aos escritos de Caruso Samel em Reflexões sobre os sentimentos e Pensamentos para bem viver. 04/12/2006.

Manuel Lima ROCHA Rocha Manuel

11.

Em toda sua circunstancialidade esse sentimento (Felicidade) é um produto de atitudes comportamentais frente à execução da tarefa que viemos desempenhar em nosso mundo-escola. Quanto a essas atitudes há um farol na obra do eminente escritor Caruso Samel (Reflexões sobre os Sentimentos), onde discorre sobre a Felicidade. 27/12/2006.

Jurandir Pereira Goiânia – Go

12.

Caruso Samel classificou em sua obra, "Reflexões sobre os Sentimentos", como
a inveja sendo um sentimento negativo, e quem a cultiva, está dando vazão a
outros sentimentos desordenados. 28/03/2007

Dirceu de Mattos = Rio Claro – SP

13.

Dia após dia vamos lutando contra os nossos defeitos e no final melhoramos, sim. Leia o livro Reflexões sobre os sentimentos de Caruso Samel. Não conseguimos ser tudo aquilo, mas ser um pouco já é o suficiente. 01/04/2007.

Silvia Urbani – Rio de Janeiro - RJ

14.

Caruso Samel, em seu livro, REFLEXÕES SOBRE OS SENTIMENTOS, faz um amplo relato sobre esse sentimento negativo (vaidade), que se alinha a tantos outros, na mesma grade e que cultivados, fazem uma somatória desconstrutiva, para os seres que não têm parâmetros altamente elevados para o seu viver. 04/04/2004.

Dirceu de Mattos – Rio Claro-SP

15.

Olá Sr. Caruso, muito obrigada pelas suas palavras. Gostaria de frisar que ler seu livro Reflexões sobre os sentimentos me trouxe conhecimento, uma vontade de saber o que vem depois da próxima página. Li-o sem saltar um único trecho, me deliciando com uma obra gostosa de ler, emprestei-o a pessoas que estavam a beira de uma depressão e estas melhoraram. Viram nele o quanto estavam erradas em seus julgamentos, em suas ações. O Sr. é tão claro em suas colocações que realmente temos que citar seus livros como exemplo. 05/04/2007.

Emilce Maria Diniz B.H. - MG

17.

Seu livro Reflexões sobre os Sentimentos nos coloca diante daquilo que devemos atingir quanto às qualidades e ainda nos esclarece sobre os sentimentos ambivalentes. Foi através desse livro que minha filha mais nova voltou a freqüentar o RC. E é lógico que isso me fez mais feliz. Todos os Racionalistas deveriam lê-lo e relê-lo. Ele é de fácil entendimento e nos ajuda muito a bem caminhar. 06/04/2007.

Silvia Urbani Rio de Janeiro – RJ

18.

Mas, recebi o livro (Reflexões sobre os sentimentos), e já estou na metade dele. Hoje veio uma amiga querendo seu livro Reflexões sobre os sentimentos emprestado, e ele já estava emprestado. É tanta gente que quer conhecer o livro, aí eu empresto e depois a pessoa fica tão entusiasmada que o compra. 07/04/2007.

Emilce Maria Diniz – B.H. - MG

19.

Fico feliz em ler a sua resposta. É muito bom poder estar tendo esse contato com você, que é um dos meus escritores preferidos. Dos seus livros, o meu preferido é Reflexões Sobre os Sentimentos, pois ele não é apenas literatura, é também um portal de consultas. E realmente os sentimentos é que nos levam as ações que em contrapartida gera as reações, tendo tudo início na forma que programamos nossos pensamentos. Fico por aqui lhe desejando muito sucesso e muita luz em sua vida. 10/05/2007.

Geovane Araújo – Duque de Caxias – RJ .

20.

Sobre o livro Reflexões sobre os sentimentos:

Obrigada por sua gentileza e fico irradiando pelo senhor para que escreva mais livros, pois o senhor tem algo de especial. 18/05/2007

Sílvia Urbani – Rio de Janeiro – RJ

21.

Gostaria que soubesse que um dos seus livros foi uma das bússolas que eu estava à procura. REFLEXÕES SOBRE SENTIMENTOS é um dos livros que mais presenteei as pessoas que não são conhecedoras da nossa Doutrina. Adoraria descobrir uma maneira de este livro chegar mais fácil nas mãos das pessoas menos favorecidas. 31/05/2007.

Valdemir Bressan.

22.

Por falar em surpreender, por vezes também me surpreendo vaidoso espiritual! Aliás, penso que todo racionalista cristão é mais ou menos vaidoso espiritual e sabe disso. Lembra-me o que diz o Mestre Caruso Samel sobre a vaidade na sua obra literária Reflexões sobre os sentimentos, vale a pena consultar. 13/06/2007.

Luiz Hamilton - Ribeirão Preto-SP Luiz Hamilton

23.

Ainda não me havia manifestado sobre o seu livro, (as minhas desculpas) aproveito esta oportunidade para demonstrar o valor que ele transmite, nos alertando e permitindo a nossa auto-avaliação. É um livro que deve ser sempre consultado, pois as suas reflexões sobre os sentimentos afinam e despertam qualquer alma ávida de saber e conhecer-se a si próprio.É também muito agradável ouvir pela rádio "A Razão" excertos de seu livro.Portanto o meu obrigado por nos oferecer este livro,que também pode ser consultado pela internet. 15/06/2007

Ana Paula Viana Pinto Oliveira - Porto – Portugal

ana

24.

Lembro-me de um dia em que, no Metrô da Rua Uruguaiana, Centro do Rio, me deparei com um senhor idoso que distribuía prospectos do Racionalismo. Fiquei feliz por estar com ele ali. Muito gentilmente ele me presenteou com um livro de sua autoria – Reflexões sobre os sentimentos, maravilhoso. Nele, o senhor trata dos sentimentos negativos e positivos. A minha filha de treze anos adora lê-lo. 14/07/2007

Cristina Ribeiro - Assistente - Casa-Chefe – Rio de Janeiro – RJ

25.

Querido amigo espiritual. O seu livro Reflexões sobre os sentimentos para mim tem um significado muito grande. Através dele vi que nada era impossível e se eu me esforçasse um pouco mais poderia colaborar um pouco com a doutrina. Seu livro é de uma magnitude, que nos leva a viajar dentro de nós mesmos à procura dos erros cometidos. Segue todos os princípios Racionais, de uma forma simples, de conselho, como se fosse de pai para filho. Já o emprestei para algumas pessoas e tive o seguinte resultado: Já livrou gente que estava em depressão, já trouxe de volta gente que se afastara do Racionalismo, já ensinou a encarar a desencarnação como normal para aqueles que já cumpriram as quatro fases da vida. Realmente, meu amigo, seu livro ensina, conduz, orienta e sem que a pessoa perceba está concordando com o conteúdo nele descrito. A pessoa se vê em cada sentimento inserido nele e vê as conseqüências boas ou más. Adoro, leio, releio, procuro aplicar no meu dia a dia os sentimentos bons e retirar os ruins (não é fácil), mas sei que é possível. Evoluímos a partir do momento em que crescemos por dentro, a partir do momento em que não seguimos mais nossas intuições sem propósitos, ruins, desanimadoras, vingativas, invejosas, e passamos a substituir estes sentimentos por outros que sem sombra de dúvida nos permitem crescer, mostrando-nos um caminho do bem, da moral, dos princípios salutares explanados por nossos mestres, que sempre estão presentes em nossas vidas, através de grandiosas obras educativas e da presença que se faz nas Casas Racionalistas Cristãs. 06/08/2007.

Emilce Maria Diniz – B.H. - MG

26.

Este livro, Reflexões sobre os sentimentos, traz muitas respostas e nos dá uma panorâmica de tudo com que se relaciona a Doutrina, é muito bom".

Há citações para todas as dúvidas, ninguém fica sem resposta. O Prof. Caruso Samel no alto de sua sabedoria colheu todos os frutos que a vida lhe proporcionou, e soube como repassar esses ensinamentos, unindo-os todas neste livro!

Vale e muito tê-lo como livro de cabeceira.

Nosso amigo Professor Caruso Samel esta de parabéns; desejamos-lhe muito sucesso na versão em inglês deste livro "high-light", ponto alto, memorável e delicioso evento de nossa estimada doutrina! 17/11/2007

Wilson Candeias – USA -

27.

No livro "Reflexões dos sentimentos" do Caruso Samel há um capítulo sobre a
mentira, uma boa pedida, já que estamos buscando um melhor entendimento
sobre o tema. Um amigo o citou e fui buscá-lo na biblioteca digital (www.racionalismocristao.com.br/biblioteca-digital-2.html),discorresobre todos os tipos e razões de usá-la, bem elucidativo. 18/11/2007.

Andrea Ulisses Martins da Silva -Botucatu-SP

28.

Eureca!!!

Eu consegui. Consegui terminar a leitura do livro Reflexões sobre os sentimentos, do mestre Caruso Samel. Não! Não pensem que fiz um esforço muito grande para ler, que eu seja preguiçoso ou, menos ainda, que a leitura não fosse boa sendo ótima como é. Não e não! É impossível ler Caruso Samel de um gole só. Impossível ler um único parágrafo de sua obra sem parar para refletir.

Ler "Reflexões", como o título requer, é escrever um livro mentalmente, fazendo desdobramentos das idéias ali expostas. Caruso me obrigou a andar de ônibus, duas horas para ir de casa ao trabalho, a 10 km por hora, lendo e meditando sobre seus escritos. Vantagem dos engarrafamentos em cidades grandes, poder ler. São duas viagens, uma física no autoônibus e outra mental, divagando sobre as reflexões de Caruso.

Não é por acaso que Caruso Samel nos faz desdobrar. É intencional, responsavelmente intencional, um estilo literário bem cristalino no nosso livro básico. Não dá pra se ler Caruso como se lê Machado, Eça, Camillo e outros romancistas magistrais, ou Vieira e Agostinho, dada à meditação sobre as "Reflexões".

Nesses quatro meses de leitura (fiz uma leitura geral e outra refletiva, como tinha que ser), discordei, concordei, discordei. Concordei mais, é certo. Só que para discordar de Caruso tive que meditar muito, ler, meditar, reler, reler e reler.

Caruso, meu velho! Muito obrigado por ter me proporcionado tamanha felicidade e oportunidade de manter o pensamento ocupado com coisas tão boas e durante tanto tempo. E quando bate aquele gostinho de "quero mais", o livro está logo ali, todo oferecido, à mão e, pasmem, parecendo conter coisas novas que a mais meticulosa leitura não soube entender no primeiro contato. Reflexões sobre os sentimentos é para ler e reler, descobrir e redescobrir. Jamais será uma leitura requentada, fadado que está à imortalidade de que se faz credor o seu autor. 23/12/2007.

Paulo Freitas – Filial de Niterói - RJ

misterfreitas [misterpaulofreitas@hotmail.com]

29.

Oi Paulo, concordo plenamente com você. Ler Reflexões sobre os sentimentos é viajar consciente ao inconsciente. É buscar dentro de nós os erros escondidos e colocá-los a mostra mesmo que não consigamos extirpá-los de nós, sendo para isso necessário o estudo e desenvolvimento dentro do Racionalismo Cristão. É ir de encontro ao formalismo das idéias sem se perder no caminho do inesperado. É aprender a conhecer a si mesmo através de exemplos e conselhos. Se permitir consertar os erros seguindo em frente rumo à evolução. Adoro este livro. É meu livro de cabeceira. Nele aprendo cada dia a confiar mais em mim mesma e a amar mais o próximo. Descobri que somos um pequeno nada dentro de um infinito.

Percebi que juntos podemos ser alguma coisa e desenvolver algo grande. O amor é infinito e sem destino certo. Amemos a todos sem distinção. Somos todos um só. Precisamos de todos.

Sozinhos somos nenhum, somos nada. Os sentimentos devem ser contidos e aproveitados sempre para o nosso bem. Temos os bons e os ruins, mas todos, de algum modo, são necessários para o nosso engrandecimento. Um mundo sem imperfeições só existe no Astral Superior. Mas podemos sim, diminuir nossos erros através da boa leitura de livros esclarecedores como este a que nos referimos. Além disso, seu autor dispensa comentários. Sem dúvida inteligente, trabalhador, honesto, cumpridor dos seus deveres, nos presenteia com tão maravilhosa obra que nos deixa a reflexão de que a vida é tão bela e conta com tantos valores aqui encarnados, que só podemos agradecer. 23/12/2007.

Emilce Maria Diniz

30.

Os livros de Caruso Samel sobre os sentimentos (Reflexões sobre os sentimentos e Pwnsaamentos para bem viver) são excelentes para ensinar o que são pensamentos de valor, ter pensamento positivo.

Para aprender mais, sugiro a leitura de Luiz de Souza ("A Morte não interrompe a vida") e Caruso Samel (todos os livros, especialmente o "Reflexões sobre os sentimentos"). Conhecendo a verdade, não precisará se compadecer de ninguém. 19/06/2008.

Paulo Freitas – Filial de Niterói - RJ

31.

Caruso Samel em sua obra Reflexões sobre os sentimentos, discorre com propriedade sobre os sentimentos ambivalentes, com notável enlevo à ambição, amor-próprio, desejo, orgulho e sofrimento. “Existe uma vasta gama de desejos, muitos benfazejos, outros maléficos, todos impulsionados pela vontade de fazer ou não fazer, de agir ou não agir”. (C. Samel). 07/08/2008.

Dirceu de Mattos – Rio Claro-SP

32.

Sou freqüentadora da Casa Racionalista de Butantã (SP). Há um ano e tive contato com o seu livro Reflexões sobre os sentimentos pela primeira vez, exatamente nessa casa. Como às vezes costumo chegar cedo para a reunião, um dia acabei selecionando o seu livro, dentre vários, e foi com muita satisfação que me identifiquei com o propósito do livro. Aliás, foi através dele que encontrei o seu e-mail e tomei a liberdade de lhe escrever. 03/12/2008.

Denise Rodrigues So Denise Rodrigues So

33.

Referências citadas por Andréa Martins em e-mail para Wagner Bottaro:


"Os sentimentos, no seu sentido mais amplo, constituem o conjunto das qualidades morais do indivíduo."


"Já os complexos (sentimentos) são de natureza mais emotiva e são comumente conhecidos como emoções, tais como a esperança, o ciúme, a saudade."

"As emoções resultam de reações mentais das criaturas em resposta a uma situação inesperada provocada por outras pessoas, modificando o estado afetivo de uma forma penosa ou agradável, conforme a emoção estimulada." (Introdução - Reflexões sobre os Sentimentos - Caruso Samel). 11/06/2009.

Andrea Martins – Botucatu – SP

34.

No meu computador estão todas as obras e agora leio e releio Reflexões sobre os sentimentos, pois vejo o quanto perdemos tempo com coisas que em nada nos ajudam. 12/06/2009.

Wilma

35.

O bem está aí para ser praticado. Deixemos de lado as coisas pouco dignificantes. Para além das obras básicas da doutrina, temos REFLEXÕES SOBRE OS SENTIMENTOS de CARUSO SAMEL e outros que são verdadeiras pérolas da sabedoria. Gostei muito do que escreveu. Escreva sempre.

Um Leitor Anônimo

36.

Gostei imenso do livro de CARUSO SAMEL (Reflexões sobre os sentimentos) que já mandei até para os EUA. Á noite leio no computador ouvindo a radio que vai aconselhando no meio as boas músicas. 19/06/2009.

Wilma

37.

Recebi um presente, já faz um tempo. Veio no formato de um livro, a capa bonita e o título sugestivo, me chamaram a atenção. O livro não falava de qualquer coisa, não! Possuía mensagens tocadas por sensibilidade rara. Iniciava com este precioso título - A alegria, e o texto discorria em grandes ensinamentos como este "Para sermos felizes o lema é saber tornar os outros melhores e mais felizes que nós próprios."

Em pouco tempo, os textos desta maravilhosa obra - Reflexões Sobre os Sentimentos estavam ressonantes dentro de mim e se tornou meu prazer diário. Não foram raras as vezes que este livro me fez viver a mesma experiência e sensação da frase que citei, de me sentir feliz quando tenho a oportunidade de estender a mão amiga. A arte nos alivia a angústia da vida. Ela nos devolve a coragem no momento certo em que a fragilidade toma conta de nós e teima em permanecer por mais um tempo.

Sendo a alegria um sentimento positivo, e nada no mundo acontece por acaso, neste mês de Junho, dia 20, minha alegria foi enorme e minha surpresa também, ao receber em minha caixa de mensagens uma resposta a uma dúvida que tinha e que foi respondida pelo Digníssimo Sr. Caruso Samel, o Escritor, que foi o divisor de águas no mar tempestuoso de minha vida e que tantas vezes me devolveu o sabor da alegria. Eu estava diante daquela resposta aprimorada, daquele homem que está à frente do seu tempo, uma sensibilidade à frente de todas as outras, um homem que já pisa o chão da primavera, mesmo quando o inverno insiste em ficar dentro de nós.

Um ótimo Escritor é assim, ele nos dá o que perdemos, ele desdobra a vida, ele endireita os caminhos, ele nos deixa sãos, ele compartilha com a humanidade sua sabedoria através de sua obra, do seu jeito de se expressar e de escrever.

E para agradecer à altura do que merece, justo seria que eu falasse de maneira culta, dotada de uma inteligência sui generis, como possuis, mas não sendo isso possível, sinto-me satisfeita porque alma como a sua capta pensamentos, traduz e transmite aquilo que a alma reconhecida sente e não consegue externar por palavras.

Receba então, minha gratidão expressa nesta modesta mensagem, juntamente com minha alegria por ter recebido mais um presente inesquecível. 25/06/2009.

Tânia Greco Pacheco – Contagem – MG

38

De um e-mail de Paulo Freitas para Sílvia Urbani:

Gostaria de lhe sugerir a leitura de dois excelentes escritores da doutrina: Luiz de Souza, no capítulo 7 do livro "A morte não interrompe a vida" (O Sentimentalismo) e Caruso Samel, em Reflexões sobre os Sentimentos, que faz muitas referências ao sentimentalismo (no atributo "Amor" fala do "sentimentalismo puro"; e, em "O otimismo" )

Tenho comigo que esse sentimentalismo a que a Srª se refere deve ser o "puro", tão bem definido pelo Caruso, conquanto, a rigor, o sentimentalismo dominante é um atributo negativo.

Importante ler Luiz de Souza e Caruso para ter a sua própria opinião. É uma leitura breve, mas os ensinamentos são para o resto da vida. Os livros estão disponíveis na biblioteca virtual na página do RC. 29/10/2009.

Paulo Freitas – Filial de Niterói – RJ

39

MEU NOME É CARLOS. VIVO SOBRE UMA CADEIRA DE RODAS DESDE OS MEUS 16 ANOS DE IDADE. ESTOU HOJE COM 55 ANOS. ESTOU LENDO O SEU LIVRO E QUERO PARABENIZÁ-LO PELA EXCELENTE OBRA. REFLEXÕES SOBRE OS SENTIMENTOS TRANSMITE ENSINAMENTOS LINDISSIMOS. QUE DEUS TE ABENÇÕE E TE ILUMINE SEMPRE. 05/01/2010.

CARLOS CARLOS DIAS FERNANDES

BRASÍLIA – DF.