Apresentação

06-01-2011 16:58

Caruso Samel insere-se na linha de pensadores que buscam despertar nossa consciência para o fato de sermos, em essência, uma Força, cuja manifestação mais significativa é o pensamento.

Podemos situar nessa linha (para citar dois nomes clássicos no assunto) as estimulantes idéias propostas no início do século XX por Prentice Mulford (Nossas forças mentais) assim como as igualmente estimulantes orientações que o médico Émile Coué (O domínio de si mesmo pela auto-sugestão), em meados do mesmo século, utilizava para recuperar seus doentes, dando origem à conhecida Escola de Nancy.

Sendo uma força que se expressa por vibrações, o pensamento irradia ondas que se associam a ondas similares que percorrem o Universo, alimentando-as e alimentando-se delas. Em outras palavras, trata-se de um processo simbiótico, isto é, o pensamento irradia ondas que alimentam ondas similares e é por essas alimentado.

A dinâmica é simples, mas, quando a analisamos e refletimos acerca das decorrências desse mecanismo, compreendendo seu alcance, tomamos consciência da profundidade do seu significado.

Em síntese, capacitamos-nos a entender o verdadeiro sentido do ato de pensar.

Baseado em ensinamentos espiritualistas de elevada moral, o Autor nos oferece um caminho para a reflexão, despertando-nos para a necessidade do estudo a fim de compreendermos como fazer bom uso desse recurso poderoso que temos à nossa disposição, uma vez que raramente nos detemos para avaliar qual a importância de saber pensar.

Assim, deve o leitor encarar este despretensioso mas valioso livro: um repositório de sadios pensamentos que, postos em ação, alimentarão nosso espírito no nosso viver diário.

Esses pensamentos foram publicados originalmente, de 2001 a 2003, em A Razão, jornal mensal do Racionalismo Cristão (www.racionalismo-cristao.org.br), sob o título “Regras de bem viver”, agrupados em temas.

Se a cada dia nos dispusermos a conduzir nossa vida sob a orientação de um dos pensamentos sugeridos pelo Autor, certamente estaremos agindo de acordo com um modelo de comportamento que colocará nossas forças mentais a serviço do nosso bem e do bem do próximo, o que, de acordo com o que aprendemos nesta obra, vem a ser a mesma coisa.

Pensar bem para construir um futuro melhor. Um pensamento bem dirigido por dia, uma meta diária, um bom propósito a ser assumido: eis o alimento necessário para nosso sustento espiritual.

A cada um de nós compete direcionar a própria vida e não esperar que algo ou alguém faça isso em nosso lugar. São, portanto, pensamentos e princípios que devemos propor a nós mesmos e não impingi-los aos outros.

Aprender a usar a força do pensamento a nosso favor e a favor de toda a humanidade, eis o melhor proveito que podemos tirar de Pensamentos para bem viver.

Fica aqui o convite para que seja feita a experiência e sejam observados os resultados.

Elenir Aguilera de Barros