8) Não desejar para os outros o que não quer para si.

01-12-2010 10:56

 

 

Esta é a sublime Lei de Ouro da Cristandade, ensinada por Jesus, o Cristo há mais de 2000 anos e tão deturpada em todos os tempos, tendo, inclusive, sido expressa na forma ameaçadora de "Quem com ferro fere, com ferro será ferido". Parece a mesma coisa, mas não é. Na verdade, enquanto o princípio "não queira ao seu semelhante o que não quer para si mesmo" enfatiza um desejo, uma vontade voltada para o bem, vibrada com amor ao próximo, a frase "quem com ferro fere, com ferro será ferido" traduz uma ameaça, fundamentada no medo do castigo, nela fica subentendida uma intenção maligna.

As palavras de Cristo alertam para a lei da ação e reação, natural, universal e, portanto, imutável, que ele sabia muito bem usar. Nossos pensamentos e ações deles decorrentes refletem aquilo que de fato somos e indica se estamos ou não vibrando em harmonia com as forças do bem. Recebemos de volta aquilo que semeamos. Se sintonizados com as forças do bem, temos entusiasmo e somos bem sucedidos na vida, porque agimos com compreensão do que somos como Força e Matéria, cumprimos com nossos deveres e trabalhamos sempre com bom humor; temos boa assistência astral e simpatia por nossos semelhantes.

Devemos lembrar-nos de que somos todos partículas da Inteligência Universal e, portanto, iguais em essência perante o Grande Todo. Somos todos Um; ferir a outrem é ferir a si mesmo, assim como amar a outrem é amar a si mesmo. Na sua forma positiva, esta é a grande Lei da Fraternidade e, do ponto de vista espiritual, fraternidade é a unidade.

Quando todos os seres ou criaturas humanas se imbuírem dessa grande verdade — de que todos somos iguais em essência — dessa percepção que engloba o verdadeiro conhecimento espiritual, estaremos amparando a nossa própria evolução e a dos nossos semelhantes em condições próximas das ideais, honrando assim todo o nosso planejamento espiritual, feito em nosso mundo astral antes de virmos encarnar neste pequenino planeta azul.