6) Ter consideração pelo ponto de vista alheio, principalmente quando manifestado com sinceridade.

01-12-2010 10:54

 

Infelizmente, muitas vezes nós não sabemos ouvir e nesta vida é muita importante saber ouvir. E por que isso é muito importante? Porque, se você não souber ouvir, de repente alguém poderá lhe chamar a atenção, até carinhosamente, e como você não está nem aí para os outros, você estará desligado do resto. Então, você vai esquentar a cabeça com isso, você vai ficar nervoso, e pode até agredir o seu semelhante.

Portanto, nós temos que ter o mínimo de tolerância com as pessoas. Nós, que somos racionalistas cristãos, temos que concentrar nossa atenção com paciência na pessoa que estiver falando. Às vezes aquela pessoa tem algo muito importante a nos dizer, mas, em vez de a ouvirmos com atenção para depois externar o nosso ponto de vista, o que nós fazemos? Vamos logo interromper com palavras nossas. E nós, no ambiente racionalista, estamos aqui para aprender, ninguém sabe mais do que ninguém; todos nós temos o dever de estar aprendendo sempre, não importa se você tem 18 ou 80 anos. Está no planeta Terra, está para aprender. E até o último instante do viver terreno, o dever de cada um de nós é procurar sempre aprender. Então vamos aprender a ouvir, porque, sabendo ouvir, lucramos muito, amigos.

É de Malba Tahan o seguinte pensamento: "quantos estão no mundo, que, preocupados em fazer o mal ao seu semelhante, esquecem o bem que poderiam fazer a si próprios". E isso, meus amigos, infelizmente é uma verdade. Nós ficamos tão preocupados com a vida dos outros, que, enquanto estamos prestando atenção nos erros alheios, nós estamos deixando de olhar para nós mesmos. Quanto podemos fazer em benefício de nós mesmos ao longo de uma encarnação? Durante a nossa vida terrena podemos fazer muito em benefício de nós mesmos e em benefício dos outros também, porque nós temos muita influência. Pode até nem parecer, mas nós temos muita influência em nosso ambiente familiar, nos ambientes onde costumamos ir nos divertir, enfim, nos ambientes que costumamos freqüentar. Todos nós sabemos que, na sociedade humana, nós recebemos influências e exercemos influências. Eu diria que o viver terreno é um mar de influências. É aí que a nossa doutrina nos esclarece sobre a importância de saber viver, porque se assimilamos as lições de nossa doutrina, vamos saber nos portar neste mundo inteligentemente. Quer dizer, com nossos pensamentos e nossas atitudes, vamos captar as boas influências e manter o mais distante possível as más influências.