3) Estender o seu auxílio a quem dele necessitar, onde os meios e a oportunidade o permitirem, mas não contribuir para sustentar a ociosidade e os vícios de quem quer que seja.

01-12-2010 10:50

 

 

Tudo isso quer dizer o seguinte: nós, do Racionalismo Cristão, não usamos a chamada caridade, nós usamos sim, a fraternidade. Caridade em Casa Racionalista não existe. E por que não existe? Porque a caridade, embora bem intencionada, vem acompanhada de um sentimento enfermiço. No fundo mesmo, a maior parte daqueles que praticam a caridade está achando que aquela criatura, que está necessitando de alguma coisa, é uma derrotada, uma fracassada, uma incapaz. No caso da fraternidade, já é o contrário.

A fraternidade implica na verdadeira compreensão do nosso semelhante como criatura encarnada, procurando, como nós mesmos, fazer a sua trajetória evolutiva. É óbvio que ao fazer alguma coisa para ajudar aquela criatura, você está de fato ajudando, não só materialmente, quando necessário, mas espiritualmente. Por quê? Porque você está com o pensamento elevado, você está desejando sinceramente que aquela criatura, como se diz muito na gíria, dê a volta por cima e passe a confiar em si mesma, porque ela não está conseguindo colocar a força de seus atributos para fora na forma de realização. É importante dar o peixe a quem tem fome, mas mais importante ainda é dar-lhe uma vara de pescar e ensiná-lo a pescar. A vara de pescar é a ajuda material de que ele precisa e o ensinamento de como pescar é a ajuda espiritual, pois, além da técnica que ele aprende, aprende também a ficar independente para a sua sobrevivência, não tendo que recorrer novamente à caridade alheia. Vemos, assim, que a única ajuda verdadeira que um ser humano pode prestar a outro é a espiritual, e isto porque, na vida material, às vezes nem prestamos atenção que nós temos uma alma, e tudo começa na alma.

A moderna ciência médica afirma que quase todas as doenças do corpo físico são, na realidade, doenças das emoções ou psicossomáticas, o que no nosso linguajar espiritualista significa que são doenças da alma ou do espírito. É a alma, muitas vezes, que adoece através da tristeza, da depressão, do estresse. Fala-se hoje no mundo, com muita freqüência, sobre o estresse, aquele cansaço exagerado, aquela estafa e isso repercute na nossa matéria. Se nós fragilizamos a nossa alma, o que acontece? O sistema imunológico do corpo, que defende o nosso corpo físico, a nossa matéria das doenças, resulta combalido, enfraquecido, não cumprindo a tarefa que lhe é própria.

Atualmente, nos Estados Unidos, os hospitais já estão usando até o chamado tratamento energético. Eu até acredito que essa será a medicina do futuro, porque enquanto a criatura se deixa perturbar pelas circunstâncias próprias do mundo físico, ela permite que o seu pensamento se deteriore e ela então se perturba e, imunologicamente, vários órgãos do corpo humano deixam de funcionar corretamente, tornando-se mais frágeis às doenças infecciosas, virulentas e insidiosas de qualquer forma. É possível mostrar através de aparelhos ultra-sensíveis a variação do campo energético (variação da nossa aura) de alguns pontos ou de todo o corpo humano, diagnosticando qual parte está com uma tendência para adoecer, e isso, acontece dois, cinco, dez anos antes de a doença física se manifestar. Daí, ser possível tomar certas providências acauteladoras, isto é, preventivas. Estamos, portanto, falando da Medicina preventiva e não corretiva, esta sempre mais difícil, onerosa, quando não mutiladora. Podemos, pois, considerá-la, realmente, um avanço extraordinário, e esta será certamente a medicina do futuro.

Isso tudo é para que vocês possam ver o quanto é importante o que acontece nas Casas Racionalistas, o quanto cada um de nós, militantes ou não, somos importantes, tanto do ponto de vista espiritual, quanto material.