2) Cultivar pensamentos elevados em favor do semelhante.

01-12-2010 10:49

 

 

Qual a diferença, espiritualmente falando, entre cada um de nós e o nosso semelhante, o nosso próximo? Nenhuma, em essência, já que todos somos partículas da Inteligência Universal e estamos encarnados, todos sem exceção, com o mesmo anseio e propósito: a evolução espiritual. Temos que caminhar juntos e em paz neste mundo atribulado. Caminhar juntos é sermos fraternos, sermos irmãos em espírito. É compreender o verdadeiro significado da vida. Isso está sintetizado numa única palavra: cooperação. E é isso que nós somos nas Casas Racionalistas, como freqüentadores, como militantes, como diretores. Nós, na realidade, realizamos um trabalho conjunto, de cooperação, onde a união faz a Força.

Perguntamos, então, dentro desse sentido de cooperação, em que o assistente ou freqüentador coopera com uma Casa Racionalista? O assistente coopera com a Casa Racionalista que ele freqüenta com o seu pensamento. Então, ao ouvir com atenção o que é dito por quem estiver presidindo a sessão naquele dia, analisando tudo que está sendo dito, acompanhando o sentido e o verdadeiro significado das doutrinações e delas procurando tirar as lições que vão lhe dar suporte na sua luta pela vida, o assistente só tem a ganhar, espiritualmente falando.

De outro lado, cada um dos que preside tem os seus dotes de linguagem e estilo próprios, mas todos estão cônscios de seus deveres e, com a espiritualidade que lhes é própria, explana os princípios da doutrina, evidentemente, no pouco tempo de que dispõe. Nem o presidente designado nem os demais possuem cargos; possuem, sim, encargos, como todos os militantes, e utilizam seus recursos e dotes sempre no sentido de melhor servir ao Astral Superior e propiciar aos assistentes um ambiente da mais alta espiritualidade e confraternização.

É óbvio que a escolaridade também conta, mas a espiritualidade vem em primeiro lugar. O importante é transmitir aos assistentes confiança e entusiasmo pelo que ouvem e assim poderem assimilar o nosso pensamento e raciocínio, analisá-los e interpretá-los como eles devem ser analisados e interpretados e, assim, poderem utilizá-los no seu dia-a-dia da vida, em benefício de suas próprias condutas. Dessa forma, o assistente forma corrente com todos os componentes da mesa e com todos os militantes, decorrendo a sessão na mais perfeita ordem, para benefício de todos.

Vamos caminhar juntos, vamos colocar acima de qualquer coisa o nosso ideal racionalista, vamos procurar compreender o nosso companheiro que, às vezes, está em dificuldades na vida material ou a nível moral está sofrendo e, outras vezes, não está sabendo ter um certo domínio mental. Portanto, devemos dar o máximo de nosso calor humano nas relações humanas em geral, e, dentro de uma Casa Racionalista em especial, manter a cooperação é fundamental.

Vale reconhecer, meus caros amigos, que neste momento vocês estão participando diretamente desta palestra, não só como ouvintes, mas vocês também estão me dando força para que de alguma forma eu consiga dizer alguma coisa que lhes aproveite e cale fundo em suas almas. É precisamente isso o que acontece quando vocês estão numa sessão de uma Casa Racionalista.