19) Reduzir ao tempo mínimo possível o contato que interesses materiais o obriguem a manter com pessoas inidôneas, esquecendo-as em seguida.

10-03-2011 14:34

 Este princípio alerta-nos para os riscos que corremos quando temos que tratar de negócios com pessoas inidôneas e inescrupulosas. De certa forma, este preceito vem completar o anterior, fazendo-nos ver os riscos dos negócios mal conduzidos, realizados com boa-fé, em que se deposita confiança em pessoas que não a merecem. Com tais pessoas, mesmo o melhor negócio, protegido por contrato aparentemente perfeito, pouco vale ou nada vale porque a criatura de mau caráter não tem consciência, não tem escrúpulos, está sempre resolvida a tirar vantagem do seu semelhante, criando-lhe toda sorte de embaraços, ficando difícil fazer valer os nossos direitos. E isso, meus amigos, além da perda de tempo e perdas financeiras e materiais, que nos causam grandes angústias, faz-nos perder o sono e a paz de espírito.

Acautelem-se, portanto, de tais criaturas, e afastem-se imediatamente delas se já caíram em suas malhas. É o melhor que cada um tem a fazer, pois as leis e a justiça terrena nem sempre reconhecem os danos sofridos pela vítima, ou, na melhor hipótese, leva muito tempo para decidir as questões mais comezinhas.